Você sabe como abrir uma franquia? Descubra aqui!

Neander Souza

, Franquias

Ter o próprio negócio é o desejo de milhões de brasileiros e, em épocas de crise, empreender é um interessante caminho para vencer as dificuldades econômicas. Neste contexto, abrir uma franquia apresenta diversas vantagens para um novo empreendedor, como a possibilidade de poder contar com a credibilidade de uma empresa já estabelecida no mercado, ter o suporte estratégico do franqueador e reduzir os riscos na hora de aplicar investimentos. Pensando nisso, nós preparamos este artigo com um passo a passo sobre como abrir uma franquia sem cometer erros. Acompanhe!

O passo a passo de como abrir uma franquia

A opção pela franquia ideal

Para ter sucesso na abertura de sua franquia é essencial, primeiramente, pesquisar bastante. Busque informações sobre franquias que lhe interessam, levando em conta o quanto você pode investir e seus conhecimentos sobre o meio em que aquelas marcas atuam. Dica: busque uma franquia que se relacione com sua expertise. Por exemplo: tem experiência na indústria de moda? Pode valer a pena, neste caso, investir em uma franquia do segmento de vestuário.

Ficha de cadastro e primeiros contatos

Achou a franquia ideal? O próximo passo consiste em preencher uma ficha de cadastro fornecida pelo franqueador. Hoje em dia, na maior parte dos casos, é possível realizar este processo na internet. Caso a marca valide seu perfil, será agendada uma reunião para apresentação geral da franquia. Além disso, você receberá o COF (Circular de Oferta de Franquia). O COF é um importante documento com informações detalhadas sobre a companhia franqueadora, além de uma minuta do contrato.

Visitação a outras franquias

Com o COF em mãos, será possível conhecer o endereço de outras unidades da franquia escolhida por você. Não deixe de visitá-las e aproveite para ficar atento aos aspectos operacionais, de atendimento e aos padrões gerenciais adotados. Aproveite também para conversar com outros franqueados e tirar suas últimas dúvidas antes de assinar o contrato.

Assinatura do contrato

É chegado o momento de assinar o contrato. Recomendamos que você avalie minuciosamente cada cláusula do documento, verificando como serão as relações entre franqueador e franqueado, além de possíveis pontos de negociação. E não se esqueça: a taxa de franquia precisa ser quitada assim que assinado o contrato.

Escolha do ponto e registro do empreendimento

Esta dica vale para qualquer negócio: escolha um local com boa movimentação para que sua franquia tenha chances ainda maiores de sucesso. Geralmente, as companhias franqueadoras te auxiliarão nesta etapa. Depois de escolhido o local — e com aprovação do franqueador — é preciso registrar a empresa e obter toda a documentação necessária para manter o negócio em funcionamento.

Participação nos treinamentos

O último passo antes da inauguração envolve o treinamento e consultoria oferecidos pelos franqueadores, com intuito de preparar sua equipe de funcionários e gerentes a lidar com o dia a dia do negócio, de acordo com os padrões comuns a todas as franquias do grupo.

A inauguração

Por fim, é hora de inaugurar a franquia! Aqui, todas as etapas envolvendo as questões operacionais do negócio — das primeiras conversas com o franqueador aos treinamentos —, são postas em prática. Não se esqueça de fazer uma ampla divulgação sobre a abertura da empresa e pedir o auxílio estratégico da companhia franqueadora sempre que necessário.

Contratação de uma consultoria em marketing

Sabemos que fazer o negócio decolar nem sempre é fácil, mesmo com a ajuda do franqueador. Por isso, é importante contratar um consultor com experiência em franquias para te auxiliar neste processo. Além de te ajudar a vender mais, ele poderá te assessorar na hora de colocar em funcionamento as melhores práticas do mercado propostas pela franqueadora.

 

 

 

E então, gostou deste artigo? Antes de concluir, deixamos uma última dica: para ter sucesso na sua jornada empreendedora, além de saber os passos necessários de como abrir uma franquia, é preciso manter-se constantemente atualizado e aprimorar as técnicas de gestão do seu negócio. Por isso, curta a nossa página no Facebook. Nela, você sempre acompanhará informações úteis para o dia a dia de sua franquia. Te esperamos por lá!

 

 

franquia casa do construtor

Deixe uma resposta