Tire suas dúvidas sobre o retorno de investimento em franquias

O Brasil é um país que se destaca pelo empreendedorismo. Hoje, um novo mercado emerge, com a participação cada vez maior de pessoas que querem se dedicar a um negócio próprio e de empresários tradicionais que trocam estabelecimentos com alto custo de manutenção e perfil burocratizado por alternativas de trabalho e rentabilidade que abrem espaço para mais qualidade de vida.

Uma possibilidade de caminho para quem quer exercitar o espírito empreendedor é apostar no setor e um dos fatores que influenciam na escolha do ramo de atuação é o retorno de investimento em franquias.

Empreender é um ato inserido em um ambiente com um certo de grau imprecisão e esse risco faz parte do espírito de quem se aventura em um negócio próprio. A única certeza é de que não há passe de mágica para se conseguir um rápido quando se investe em franquias, mas um ponto faz toda diferença: o desempenho do franqueado.

Dedicação, foco e determinação são o diferencial que fornecerá condições para que o empreendimento escolhido prospere e ofereça, no tempo esperado, o retorno estimado.

Como é feito o cálculo do retorno de investimento em franquias?

O ROI é o intervalo de tempo previsto para se alcançar o capital investido de volta. E, quando se pensa em recuperar o capital empregado, é preciso contabilizar tudo o que foi pago para implantar o negócio.

Se o empreendedor tem interesse em saber a fórmula exata desse cálculo, é importante considerar que a conta tem variações mas, de forma genérica, é composta pelo valor total investido e pelo lucro líquido da operação em escala mensal.

Outras equações mais complexas também incorporam taxas de desconto e de risco do negócio, além do prazo do contrato. Também é comum se incluir a taxa de franquia e o capital de giro para o negócio, avaliando-se o índice de retorno em cima dessa taxa de franquia e do investimento na instalação do negócio.

Neste post não haverá uma fórmula padrão para esse cálculo justamente pelo fato de haver muitos fatores que influenciam nisso. Mas, a fim de abrir o olhar do empreendedor para a importância de ter uma boa noção sobre como prever o retorno do investimento em franquias, algumas variáveis simples e intuitivas serão destacadas:

Calcule o investimento inicial

Considere os custos de taxa de franquia, capital de giro, reforma de espaço, aquisição de móveis e equipamentos, compra de matéria-prima e produção de estoque inicial.

Calcule a receita

Avalie custos com aluguel, salários dos colaboradores e seus encargos, impostos e outros gastos de manutenção, como limpeza, água, luz, telefone, internet e ainda o investimento em marketing e divulgação. Some a tudo isso os royalties da franquia.

Em seguida, faça a estimativa de quantidade de vendas, a partir da projeção anual e a taxa de crescimento fornecidas pelo franqueador ou realizando levantamento junto a franqueados da mesma rede.

Calcule o lucro

De posse desses dois totais, fica fácil fazer a conta: basta subtrair os custos das receitas para se chegar na previsão de lucro.

Parece óbvio, mas é fundamental solicitar às franqueadoras candidatas o método de cálculo adotado por cada uma e dedicar um esforço para adaptar aquele padrão fornecido para a realidade personalizada de cada empreendedor.

Em quanto tempo o capital investido retorna?

De acordo com uma das principais instituições de fomento ao empreendedor, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a média de tempo de retorno de uma franquia é de 2 a 3 anos, quando os lucros começam a aparecer e as contas entram em equilíbrio.

Embora haja parâmetros adotados para se chegar a determinações de prazos, é importante considerar que esse fator é dinâmico porque considera características do segmento do negócio, cenário econômico e do desempenho do franqueado em investir em estratégias de divulgação e gerenciar bem seu empreendimento.

Para amenizar a expectativa natural em relação a esse prazo, vale a pena contatar franqueados mais experientes na rede que se deseja investir para mapear a vivência de cada um. Não só os prazos podem ser sondados, mas experiências diversas, como aceitação do produto ou serviço pelo público-alvo, principais reclamações e aspectos que trazem satisfação ao cliente e ainda o suporte dado pela franqueadora.

Esse tipo de prospecção pode contribuir e muito na otimização do plano de negócio que será elaborado, chamando a atenção do futuro empreendedor para itens como caminhos para captação e retenção, além da capacitação necessária para uma atuação adequada da equipe de vendas.

Todas essas iniciativas podem contribuir para que o retorno de investimento em franquias seja rápido, não dependendo apenas do volume de vendas, mas da relação VENDAS x CUSTOS e ainda da eventual racionalização de despesas e aproveitamento de condições favoráveis do mercado. E, com isso, os planos de ver a lucratividade presente nos registros contábeis da franquia podem se tornar realidade!

Como escolher em qual franquia investir?

Ter retorno rápido após investir em uma franquia é um dos objetivos perseguidos pelos empreendedores e, sim, é possível conseguir retorno desse investimento a curto prazo.

Segundo a InfoMoney, umas das principais fontes de assuntos econômicos na mídia brasileira, alguns ramos de franquias oferecem maiores chances de recuperação rápida do capital investido:

Existem sites e aplicativos com o detalhamento de franquias disponíveis, por segmento, tamanho, investimento inicial e outras características. Para quem está prospectando esse mercado e deseja fazer uma escolha assertiva, vale a pena acessar essas plataformas para se informar e entender melhor o mundo da franchising.

Embora o retorno de investimento em franquias seja extremamente relevante para quem tem economias acumuladas para esse fim, outro item precisa estar no topo da escala de prioridades no momento de decisão: afinidade com o negócio escolhido para que sejam mantidos bons níveis de motivação diante dos desafios — que certamente virão durante o ciclo de vida do empreendimento.

Tem vontade de investir em uma franquia e está prospectando esse mercado? Quer fazer a melhor escolha? Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo da franchising!

franquia casa do construtor

Deixe uma resposta