Tipos de franquia: Veja as melhores para investir

O mercado de franchising tem crescido bastante no Brasil, com vários tipos de franquia disponíveis em diferentes segmentos, atraindo cada vez mais empreendedores – especialmente os de primeira viagem. No entanto, assim como em qualquer empreendimento, antes de investir o seu dinheiro é necessário um amplo estudo do mercado, total entendimento de como funciona em detalhes o modelo de franquia e quais são as condições que o franqueador oferece para os seus franqueados.

Além do dinheiro necessário para iniciar o negócio, é preciso alinhar a sua vontade de empreender com uma franquia que tenha a ver com o seu perfil empreendedor, que ofereça as melhores condições para os franqueados e que mais se alinhe com você. Afinal de contas, atuar em uma área que traga satisfação aumentará, e muito, as chances de sucesso de sua franquia.

Os tipos de franquia nos principais mercados

Em um mercado com mais de 1.800 opções de marcas e segmentos, definir qual o ramo e que tipo de franquia para trabalhar pode ser árduo e cansativo, especialmente se o empreendedor não realizou uma pesquisa de mercado nem definiu, dessa forma, o melhor tipo de franquia de acordo com o seu perfil e, é claro, se ela está disponível em sua região.

Sendo assim, é necessário que o franqueado, além de estudar o mercado, estude bastante a empresa que escolher. Além disso, é necessário ver quais são as condições, o suporte e as exigências que a franqueadora exigirá. E se elas estão alinhadas com o seu objetivo.

Ramo alimentício

É um mercado no qual é possível encontrar diversas empresas franqueadoras, desde gigantes já estabelecidos no mercado até empresas regionais que estão expandindo, dessa forma, seus negócios. É um mercado aquecido e, se você possuir alguma afinidade com o ramo, é possível encontrar boas opções de investimento e iniciar um grande negócio na área. É o segmento que possui mais lojas, totalizando 26% do mercado.

Mercado de roupas

É um segmento que sempre está aquecido. Investir em uma franquia de roupas é uma boa opção, principalmente se você possui um bom local para estabelecer a sua loja.

Para quem está iniciando e possui boa afinidade com o mercado, é um excelente começo. O orçamento para iniciar a franquia possui valores acessíveis, garantindo mais conforto na hora de empreender. E, por ser um mercado com demanda grande, as chances de o investimento ser um sucesso são também grandes – principalmente se a franqueadora possuir uma boa relação com os franqueados.

Produtos de beleza

É um mercado que, além de crescer a cada ano, é muito concorrido no país, já que o brasileiro é o terceiro maior consumidor de produtos de beleza do mundo, tendo faturado R$ 101 bilhões em 2014. É um segmento que possui demanda muito alta, sendo necessário experiência em gestão para administrar a sua franquia, com opções variando desde cosméticos até clínicas de estética.

E você, quais tipos de franquia está considerando no momento? Já possui algum segmento na cabeça? Compartilhe a sua opinião com a gente!

franquia casa do construtor

Deixe uma resposta