Saiba como ter sucesso em uma franquia de alimentação

Neander Souza

, Franquias

O mercado de alimentação é um dos setores que mais crescem no ramo de franquias, representando cerca de R$ 24 bilhões de faturamento anual, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising. Esses números mostram que é um ótimo momento para abrir uma franquia de alimentação já que, mesmo com a crise, o setor não para de crescer.

No entanto, é necessário ir muito além do investimento para fazer sua unidade ter sucesso: o futuro franqueado deverá realizar uma pesquisa para identificar quais são as redes que mais se encaixam em seu perfil, com o intuito de identificar o melhor modelo de negócios para gerir.

A seguir, veja 8 dicas para sua franquia de alimentação ser um sucesso.

1. Pesquise todas as opções

Procure e faça uma análise de todas as redes disponíveis, e quais são as que oferecem as melhores condições para os franqueados. Opte por franquias de marcas que já estejam consolidadas no mercado há algum tempo.

2. Conheça o mercado

É necessário conhecer bem o mercado para escolher sua franquia de alimentação, um setor que possua uma competitividade regional menor. Dessa forma, você poderá optar por um modelo de negócios que apresente uma demanda não cumprida em sua cidade, o que aumentará a chances de sucesso.

3. Entenda quem é o seu público-alvo

É muito importante conhecer bem quem vai consumir seu produto, principalmente para escolher o ponto comercial ideal de sua franquia. A localização de sua unidade será responsável por 50% do sucesso de seu negócio!

4. Visite outros franqueados

Antes de escolher a rede para comprar uma franquia de alimentação, o empreendedor deverá conversar com outros franqueados para ver, de perto, como funciona uma unidade.

Assim é possível ver como funciona a operação, saber os pontos fortes e fracos de cada unidade e, dessa forma, ver a melhor opção para o seu perfil.

5. Conheça os modelos de negócio

Há vários modelos diferentes de franquias e, dessa forma, modelos de negócios distintos. Em alguns casos, será necessário um certo conhecimento para poder operar sua unidade. Estude cada opção detalhadamente até encontrar a marca perfeita para seu objetivo.

6. Realize uma divulgação regional eficaz

É preciso informar aos futuros clientes que a sua unidade está pronta e operando. Para isso, invista em divulgar sua unidade em jornais e mídia local. Pense em soluções focadas no marketing digital, com a utilização de ferramentas digitais (como as redes sociais). É uma excelente forma de divulgar seu negócio e atrair mais clientes, promovendo desde cedo o crescimento de sua unidade.

7. Mantenha sempre o padrão de qualidade

O padrão de qualidade dos alimentos é essencial para o sucesso de qualquer franquia nesse setor. É necessário trabalhar com materiais de qualidade e manter o ambiente de trabalho impecável, além de oferecer um atendimento diferenciado a todos os seus clientes. O padrão de qualidade de sua franquia deverá ser 5 estrelas desde os produtos oferecidos, a organização da loja, o atendimento e todas as etapas que envolvem seu negócio.

8. Treine seu time

É preciso que os colaboradores de sua unidade estejam bem treinados e, principalmente, sintam prazer em trabalhar em sua franquia de alimentação. A forma como seus produtos serão preparados é o que vai definir haverá sucesso. Por isso, é preciso reunir uma equipe talentosa para meter a mão na massa junto com você!

Seguindo essas 8 dias você poderá abrir sua franquia de alimentação no caminho certo, aumentando as chances de sucesso e gerando bastante lucro com seu investimento.

Gostou do artigo? Então assine nossa newsletter para receber novos posts assim que forem lançados!

franquia casa do construtor

Deixe uma resposta