Franquia de food truck: modinha ou oportunidade? Descubra aqui!

Neander Souza

, Franquias

Não faz muito tempo que os food trucks invadiram as cidades. Apesar da comida de rua existir desde sempre, a novidade eram os produtos sofisticados e diferentes, que atraíram muitos consumidores, e o investimento razoável com alto retorno, enchendo os olhos de muitos empreendedores que criaram a sua franquia de food truck nesse tempo.

De lá para cá, parece que o clima esfriou. Muitos dizem ter sido apenas uma “modinha” que encareceu lanches (a famosa “comida gourmet”) e trouxe prejuízos para quem tentou surfar na onda. Mesmo assim, muitos ainda estão no ramo e outros estão ingressando com boas perspectivas. O que leva a crer que o food truck pode ser uma boa saída.

Se você está em dúvida em relação ao ramo de comida de rua, leia abaixo pontos importantes que vão mostrar se ter uma franquia de food truck é apenas uma moda ou uma boa oportunidade de negócio!

O mercado de food truck é uma modinha?

Ao contrário de alguns produtos que tiveram um “boom” de popularidade que não durou muito — como as paletas mexicanas —, o food truck não está exatamente perdendo espaço, mas sim se consolidando. Por oferecer variedade, são muitas franquias diferentes. Além disso, o número de espaços para trabalhar tem aumentado.

E, justamente porque a fase de euforia passou, investir em uma franquia dessas agora pode ser vantajoso. É possível ver quem ficou, quem saiu e quais os espaços para aproveitar. Apesar de o mercado estar mais concorrido, os bons e maus exemplos indicam os caminhos para seguir. Sem contar que, mesmo com a crise, as pessoas sempre vão comer, certo?

Quais cuidados você deve ter?

Não é porque uma franquia de food truck parece uma ótima oportunidade que você não deve ter cuidado. Pelo contrário: muitos daqueles que estavam entusiasmados no começo logo perceberam os problemas que enfrentariam. Não são poucos os que ficaram pelo caminho.

Por isso, se você quer entrar nessa área, precisa de muito planejamento. Você deve pensar no seu produto, na demanda, em como fazer uma precificação correta e nos prováveis obstáculos. Além disso, fique muito atento às questões de legislação para que a sua futura franquia não tenha problemas. Sem falar na necessidade de capital para investir em equipamento, matéria-prima, customização e marketing, por exemplo.

Ter informação também é fundamental: procure falar com outros empreendedores, tanto os que prosperaram quanto aqueles que desistiram do negócio. Informações sobre concorrência e consumo são essenciais para aproveitar oportunidades.

Como ter sucesso com uma franquia de food truck?

Alguns fatores diferenciam os empreendedores que atingem o sucesso daqueles que, infelizmente, não conseguem fazer o seu negócio decolar. Em um food truck, não seria diferente. É uma área difícil, que exige dedicação, dinheiro e persistência para se manter e crescer.

Logo, se você não quer ver o seu sonho naufragar, precisa ter muita atenção a esses pontos:

Paixão pelo que faz

É a máxima de qualquer empresa. Tem um peso maior ainda em um setor que lida com gastronomia, atendimento ao cliente e que demanda tanto trabalho. Se quiser entrar nessa apenas para ganhar dinheiro, é melhor repensar. Ter paixão pelo que faz é o combustível para vencer os desafios e aproximar você do sucesso.

Foco no cardápio

Em um setor com diversas opções para o consumidor, é muito importante ter foco no tipo de comida que você vai oferecer. Não adianta tentar atender a todos os gostos: você precisa se diferenciar.

Conhecer o público

Sem conhecer o seu público, fica muito mais difícil vender. É necessário saber quem ele é, quanto está disposto a pagar, onde está localizado e as melhores formas de abordagem, entre outras informações importantes. Com isso, a sua franquia de food truck tem muito mais chances nesse mercado.

Quer saber mais sobre franquias? Assine a nossa newsletter e saiba tudo o que você precisa para ter sucesso com uma franquia!

franquia casa do construtor

Deixe uma resposta