Afinal, vale a pena investir em franquias?

Empreender é a onda do momento. Principalmente em tempos de crise, optar pela abertura do negócio próprio acaba sendo o principal caminho de quem busca uma nova oportunidade profissional. Para quem pensa em investir em franquias, é interessante saber que o caminho pode ser glorioso, mas depende de planejamento e muita pesquisa.

Acompanhe o nosso artigo e veja se vale a pena investir nesse modelo de negócio que atrai milhares de brasileiros.

A segurança e o baixo risco de investir em franquias

Alguns dos pontos analisados pelos aspirantes a franqueados são a segurança do investimento e o seu baixo risco. Diferentemente de abrir um novo negócio do zero, as franquias geralmente trazem ao empreendedor a força de um nome comercial já consolidado no mercado, o que diminui bastante as chances de o negócio quebrar, seja por falta de clientes em potencial ou desconhecimento da marca e/ou produto.

Outro ponto positivo é a herança do conhecimento, o chamado know-how. Por já saber exatamente como o nicho do negócio funciona, o franqueado pode sanar todas as dúvidas com o seu franqueador, desde tópicos relacionados ao marketing e finanças quanto à gestão de pessoal.

Vale salientar que, para que as etapas que levam um novo negócio ao seu auge – falando de abertura de lojas não franqueadas –, um longo caminho de estudos, pesquisas e aprendizados diários deve ser percorrido. Nas franquias, apesar de também ser necessário pesquisar e estudar muito, esse caminho pode ser encurtado, quase sempre sem surpresas negativas.

Pouca flexibilidade e falta de autonomia devem ser analisadas

Ao decidir investir em franquias, o futuro franqueado deve ter em mente que esse modelo de negócio mantém o empreendedor refém da marca. Não que isso seja negativo, mas, para aqueles que possuem perfil mais ativo e criativo, a falta de possibilidade e autonomia para criar novas estratégias e inseri-las no negócio pode ser uma desvantagem.

Outro ponto que merece atenção é a localização do negócio. Apesar de, muitas vezes, os futuros franqueados já possuírem um imóvel próprio para a instalação do estabelecimento, as análises de mercado realizadas pelo franqueados podem recusar a localização do imóvel, sendo necessário a locação ou a compra de outro espaço. Para empreendedores que já possuem o imóvel, a situação pode resultar em gastos e investimentos não previstos inicialmente.

Planejamento e estudo = franqueados de sucesso

Investir em franquias é um modelo de negócio seguro e rentável, mas, assim como todo empreendimento, requer planejamento, organização, estudo e análise. Levando em conta todos os tópicos, tanto positivos quanto negativos, vale a pena apostar nas franquias. A possibilidade de sucesso é direcionada tanto a empreendedores experientes como a quem está abrindo seu negócio próprio pela primeira vez e não possui experiência anterior.

Se você está pensando em investir em franquias, uma boa opção pode ser o mercado de vestuário masculino. Ao contrário do que muitos pensam, os homens são consumidores assíduos de roupas, o que faz do mercado um setor bem promissor. Já pensou nessa possibilidade?

Assine a newsletter da Tiagraan, receba as atualizações e fique por dentro de todas as novidades!

franquia casa do construtor

Deixe uma resposta