5 práticas para aumentar a rentabilidade em franquias de hotel

Neander Souza

, Franquias

Para quem está buscando aumentar a rentabilidade do hotel, é essencial analisar as principais tendências do mercado e apostar em diferenciais para atrair diferentes grupos de hóspedes.

O mercado de franquias de hotéis teve um crescimento de 9% em 2015 em relação ao ano anterior, representando um faturamento de R$ 10,2 bilhões. Isso se deve aos grandes eventos que o país tem sediado ultimamente, como também ao resultado de investimento em estratégias de marketing e infraestrutura para atrair e oferecer as melhores soluções que abrangem um grande número de clientes.

Além disso, o franqueado que deseja alcançar o sucesso em sua franquia e obter, assim, mais rentabilidade em seu hotel, precisa pensar em estratégias dinâmicas, com atividades e uma infraestrutura capaz de sediar eventos e reuniões de todos os gêneros.

A seguir, listamos as 5 melhores práticas para introduzir em sua gestão e, dessa forma, aumentar a rentabilidade do hotel.

1 – Agregue valor aos preços praticados

Em um cenário de crise econômica, alguns franqueados alteram os preços dos quartos e dos serviços oferecidos com o intuito de oferecer as melhores condições para os clientes. No entanto, isso não é preciso.

Em vez disso, o franqueado deve agregar valor à estadia, justificando o preço da alocação com uma ambientação adequada para eventos específicos, por exemplo, como no dia dos namorados ou para comemoração de alguma data importante para o casal.

2 – Aproveite os grandes eventos esportivos e musicais

Eventos como as Olimpíadas e grandes festivais de música, como o Lollapalooza, são excelentes oportunidades para aumentar a rentabilidade de seu hotel.

Nessas ocasiões, muitas pessoas costumam viajar e se alocarem em hotéis e, aproveitando o embalo do evento, o franqueado poderá oferecer pacotes especiais para eventos da época, atraindo especificamente aquele grupo de pessoas que, inevitavelmente, buscarão por um local para se hospedar.

3 – Invista em infraestrutura para sediar eventos corporativos

Os eventos corporativos podem alavancar a rentabilidade de qualquer hotel, desde que o espaço seja adequado e ofereça a infraestrutura adequada para sediar esses eventos. O hotel deverá contar um palco para a realização de palestras, auditório, projetores e todos os elementos necessários para criar um ambiente propício.

Uma dica é visitar as outras unidades da empresa franqueadora e ver como esses hotéis estão lidando com essa questão. Nesse momento, o franqueado pode trocar experiências e ideias vários franqueados diferentes.

4 – Aposte no Marketing e na Internet

Através de um website bem estruturado, um sistema de reservas eficiente e uma campanha bem desenvolvida de Marketing, o franqueado poderá praticamente dobrar a rentabilidade do hotel se atingir o público certo.

A captação de clientes pela Internet é muito mais barata do que pelo modelo tradicional. E tendo em vista o grande número de usuários que utilizam as redes sociais para se comunicar e trocar experiências, atuar nesses canais é essencial para aumentar sua influência na rede e, assim, trazer mais resultados para o seu hotel.

5 – Otimizar sua gestão financeira

É importante que o franqueado conte com um contador ou uma plataforma de gestão financeira para auxiliar nos processos, especialmente se ele não possuir uma experiência prévia em gestão.

Com o auxílio de um profissional ou um sistema integrado, é possível otimizar os resultados de seu hotel, ver em quais áreas é possível reduzir custos e em quais deve-se investir para atrair mais lucratividade.

Sem uma gestão financeira eficiente, dificilmente seu hotel sobreviverá ao longo do tempo.

E você, quais estratégias têm utilizado para aumentar a rentabilidade do hotel? Faça um comentário e compartilhe sua experiência conosco!

franquia casa do construtor

Deixe uma resposta