5 orientações para escolher a franquia ideal

Muitas pessoas sonham em ter o próprio negócio e optam pelas franquias para conquistar a independência financeira. A escolha por esse tipo de negócio não é à toa: há uma certa facilidade na implantação e na gestão do empreendimento por meio do apoio do franqueador.

Apesar disso, escolher o modelo certo de franquia nem sempre é uma tarefa fácil, pois envolve muitas variáveis que devem ser rigorosamente analisadas para que o negócio prospere. Sendo assim, separamos 5 dicas importantes que vão te ajudar a escolher a franquia ideal. Confira!

Identifique seu perfil

Caso você seja uma pessoa dinâmica, escolher uma franquia que tenha um conjunto de regras muito rígidas e um padrão mais engessado pode não ser uma boa opção. Antes de tomar uma decisão, analise as condições da franquia e a sua disponibilidade de horário de trabalho — já que muitos negócios exigem o funcionamento noturno, nos fins de semana e nos feriados.

Além disso, identifique o seu perfil de trabalhador: com o que você gosta de trabalhar? Fazer uma análise do próprio perfil é fundamental para a escolha de uma franquia que seja condizente com a sua personalidade enquanto empreendedor.

Escolha uma área na qual tenha interesse

Além de aprovar o produto ou o serviço oferecido, é importante que você se identifique com o segmento da franquia para que o negócio prospere. O interesse pela área de atuação da franquia facilita o seu comprometimento enquanto empreendedor. Dessa forma, fica mais fácil aprender sobre o mercado, o que é fundamental para o seu desempenho profissional frente à franquia.

Pesquise em várias fontes

Pesquise muito sobre as franquias disponíveis na sua área de interesse. A internet é uma excelente ferramenta para buscar informações, pois possibilita o acesso a conteúdos de diferentes setores. Faça uma comparação entre as franquias que te interessam e analise os benefícios e as desvantagens de cada uma.

Se possível, procure empresas especializadas no assunto para obter mais informações. Conversar com outros franqueados — tanto os atuais quanto os que estão fora do mercado — também é uma boa opção para saber aspectos como o funcionamento da empresa, as dificuldades enfrentadas pelo empreendedor e o nível de satisfação com o negócio.

Avalie o tempo estimado para o retorno do investimento

Ao optar pela franquia, leve em consideração não só o rendimento que os franqueadores prometem, mas o tempo que o valor investido na franquia vai levar para ser recuperado. Além disso, verifique se você tem capital disponível para custear suas despesas pessoais até começar a lucrar com o negócio.

E fique atento: lucro é diferente de faturamento! Procure saber se o faturamento mensal que a franquia promete não é, na verdade, o valor bruto arrecadado pelo empreendedor. Cuidados como esses permitem que você faça escolhas de acordo com a sua realidade financeira.

Não decida nada sob pressão

Não tome nenhuma decisão por impulso ou por se sentir pressionado — principalmente se o negócio exigir que você desembolse uma grande quantidade de dinheiro. Pesquise sobre a franquia, converse com familiares, amigos e outros franqueados, e procure saber exatamente o que o negócio vai exigir de você enquanto empreendedor. Dessa forma você evita tomar decisões precipitadas e acabar frustrado com a franquia.

Agora que você sabe como agir antes de escolher a franquia ideal, encontre uma que se encaixe no seu perfil e se torne um empreendedor de sucesso!

E então, gostou deste artigo? Antes de concluir, deixamos uma última dica: para ter sucesso com seus investimentos é preciso manter-se constantemente atualizado em relação as melhores oportunidades. Por isso, curta a nossa página no Facebook. Nela, você sempre acompanhará informações úteis para o investidor em busca de informações sobre oportunidades no mercado de franquias. Te esperamos por lá!

franquia casa do construtor

Deixe uma resposta