5 motivos pelos quais você deve investir em uma franquia

Neander Souza

, Franquias

O empreendedorismo nunca esteve tão em evidência. Histórias de sucesso inspiram, a cada dia, pessoas que desejam começar um empreendimento. No entanto, quando chega a hora de empreender, os novos empresários precisam escolher entre diferentes modalidades de negócio, o que pode não ser uma decisão fácil.

Para ajudá-lo nesse processo, vamos falar hoje sobre uma vantajosa forma de empreender: as franquias. Derivada do francês franchise, a palavra dá nome a uma estratégia muito utilizada na administração de empresas, que consiste em um sistema de venda da licença de utilização de determinada marca.

O franqueador, dono da marca, cede ao franqueado o direito de utilizar sua marca, estratégias e conhecimento para oferta de produtos e serviços já estabelecidos, em troca de um parcela do faturamento do franqueado.

A franquia apresenta uma série de vantagens em relação a começar um negócio próprio. Confira algumas!

1. Credibilidade de marca

Estabelecer uma marca nova demanda tempo, paciência e investimento. Muitas vezes, novos empreendedores têm sérias dificuldades em consolidar suas marcas no início da operação de um negócio.

No caso de uma franquia, esse problema está superado. Uma grande vantagem das franquias é a possibilidade de utilizar uma marca que já construiu credibilidade e teve seus produtos aprovados no mercado.

Além de garantir um público para vendas, a credibilidade da marca permite descontos em preços e benefícios no relacionamento com fornecedores já estabelecidos pelo negócio.

2. Plano de negócio

Pequenos empreendedores que nunca tiveram uma experiência de gestão empresarial, podem não ter o conhecimento necessário para planejar a longo prazo o desenvolvimento de sua empresa. Prever cenários, traçar estratégias e trabalhar na operação do negócio exige um conjunto de habilidades que falta a muitos iniciantes.

No caso de uma franquia, o plano de negócio já vem pronto e estruturado para auxiliar o franqueado a ter sucesso no negócio, basta seguir o planejamento estratégico do franqueador.

3. Maior segurança e garantia de sucesso

Falando em sucesso, o retorno sobre o investimento no negócio é uma das vantagens mais explícitas do modelo de franquia. Isso porque, como a marca da empresa franqueadora já é consolidada em seu nicho de mercado e, possivelmente, já possui outras franquias, torna-se possível calcular com maior precisão a previsão de retorno de investimento do franqueado.

4. Independência jurídica e financeira

Apesar de trabalhar com a marca e os produtos do franqueador, o franqueado tem autonomia jurídica e financeira para operar sua empresa. Ou seja, ele tem segurança jurídica para conduzir a empresa da forma que preferir e pode gerir suas finanças com independência, desde que pague sempre em dia os royalties ao franqueador.

5. Suporte e apoio do franqueador

A última vantagem que destacamos é o suporte garantido pela empresa franqueadora ao longo do processo. Antes de ser uma franqueadora, aquela era uma empresa “convencional”, que encontrou no modelo da franquia uma forma de expansão para seus negócios.

Por este motivo, quanto maior for o sucesso e o retorno obtido com a franquia, melhor é para o franqueador. Assim, a empresa franqueadora tem interesse direto no sucesso de sua franquia, fornecendo planejamento, conhecimento e todo o apoio necessário para o franqueado ser bem-sucedido.

Empreender uma franquia é uma decisão a ser levada em conta por quem quer começar um negócio. Ter um negócio próprio pode ser uma boa opção para empreendedores com experiência e maior investimento disponível, enquanto as franquias são opções mais seguras, especialmente para quem está começando.

No entanto, atenção: não é porque a franquia já possui uma marca estabelecida que seu trabalho de gestão vai ser mais fácil! Como qualquer outra empresa ou segmento de negócio, o mercado de franquias tem suas particularidades que devem ser entendidas e estudadas a fundo por todos que desejam entrar neste ramo.

 

E então, gostou deste artigo? Antes de concluir, deixamos uma última dica: para ficar por dentro de todo o conteúdo necessário para te ajudar a investir em uma franquia, além de saber os motivos pelos quais você deve investir uma franquia, é preciso manter-se constantemente atualizado e aprimorar as técnicas de gestão do seu negócio. Por isso curta a nossa página no Facebook. Nela, você sempre acompanhará informações úteis para o dia a dia de sua franquia. Te esperamos por lá!

franquia casa do construtor

Deixe uma resposta