5 dicas para investir em franquias com segurança na área de educação

Neander Souza

, Franquias

Mesmo apresentando menores riscos do que abrir uma empresa do zero, é preciso conhecer o modelo de negócios e pesquisar bastante para investir em franquias com segurança. Todo investimento apresenta desafios, e para empreender com segurança é preciso seguir algumas dicas essenciais para minimizar as chances de fazer um mal empreendimento.

Para investir em franquias de educação não é diferente: o futuro franqueado deverá pesquisar bastante, conhecer os modelos de negócios existentes e prestar atenção em alguns detalhes importantes para o sucesso do empreendimento.

Separamos 5 dicas para o franqueado escolher o investimento mais seguro para seu perfil. Confira!

1. Pesquise bastante

Não abra uma franquia mediante a empolgação por ter reconhecido uma boa oportunidade de investimento. É preciso saber se o sucesso do negócio não é passageiro. Além disso, o franqueado deverá ter afinidade com a área de atuação e, principalmente, saber como funciona o modelo de operação da franquia que desejar abrir.

Trabalhar com paixão e em um segmento de que gosta (e no qual tenha experiência), aumentarão as chances de sua unidade atingir o sucesso esperado.

2. Não pense apenas nos lucros

Iniciar um investimento pensando, exclusivamente, nos lucros é um precedente para o fracasso. Além dos riscos serem reduzidos e da empresa franqueadora dar estimativas de faturamento, lucro e prazo de retorno de investimento, o sucesso e a lucratividade de sua unidade dependerão exclusivamente do franqueado.

É necessário entender toda a operação de sua unidade, compreender os números e seu funcionamento de maneira completa. Lembre-se de que os lucros são consequência de um trabalho bem-feito e de uma gestão eficiente.

3. Converse com outros franqueados

A melhor forma de conhecer a operação da unidade e como funciona o modelo de negócio é visitando outras unidades e conversando com seus respectivos franqueados.

Marque uma conversa e tire todas as suas dúvidas com quem está há mais tempo no ramo do que você. Tome nota de todos os pontos negativos e positivos que você absorveu e, posteriormente, coloque na balança para decidir a franquia ideal para você.

4. Verifique como é o suporte oferecido

O suporte e a transferência do know-how é essencial para uma franquia obter o sucesso esperado. As empresas franqueadoras têm obrigação de oferecer treinamento para que o franqueado opere sua unidade, porém a frequência e como esse suporte é oferecido é um fator que pode ser determinante para o sucesso de sua unidade.

O papel do franqueado é perguntar, antes de fechar o contrato, que tipo de assistência será oferecido. Além disso, é importante saber se a franqueadora oferecerá suporte na gestão do negócio, também, especialmente se o franqueado não possuir experiência nessa área.

5. Especialização constante

Mesmo com o suporte oferecido pela empresa franqueadora, para investir com segurança o franqueado deverá buscar especialização em gestão e liderança, principalmente se for trabalhar com mais pessoas em seu negócio.

A liderança e a forma como franqueado administrará seu negócio serão fatores essenciais para o sucesso do empreendimento. Por isso, é essencial investir em especialização. Pode ser na forma de cursos, blogs especializados, newsletter etc.

Investir em franquias com segurança é importante para quem quer aproveitar a “onda” do franchising sem desperdiçar recursos. Siga essas dicas e minimize os riscos para o seu investimento.

E você? Já sabe em qual área pretende abrir uma franquia? Está em qual estágio? Faça um comentário e compartilhe sua experiência com a gente!

franquia casa do construtor

Deixe uma resposta