3 mitos e verdades sobre franquias

O mercado de franchising está atraindo cada vez mais os empreendedores, que veem no modelo de negócio uma ótima forma de investir e de diversificar suas aplicações. No entanto, para aqueles que não pesquisaram a fundo sobre o mercado e as empresas que consideram ser franqueados, é possível que o futuro empreendedor se deixe levar por alguns mitos e verdades sobre franquias e  caia em algumas armadilhas conhecidas no segmento.

É comum lermos e ouvirmos histórias de amigos/conhecidos sobre como um colega de trabalho enriqueceu comprando uma franquia passando, muitas vezes, uma sensação de que todo mundo que se tornar um franqueado, necessariamente, vai ter sucesso em seu negócio.

Não é bem assim que acontece. Muitos investidores acabam se guiando por mitos e, quando veem a realidade, percebem que o investimento não tinha muito a ver com seu perfil. Se você está prestes a abrir uma franquia, veja alguns mitos e as verdades desse modelo de negócio!

Mito 1: Qualquer um pode ser um franqueado

Verdade: é preciso ter o perfil alinhado à franquia. Qualquer um com dinheiro pode, sim, comprar uma franquia, mas isso não quer dizer que será um sucesso de negócio. O que acontece é que, antes de selecionar a empresa, o empreendedor deverá procurar primeiramente um segmento em que ele tenha mais afinidade.

Não procurar uma franquia que atenda ao seu perfil pode fazer com que o investidor acabe desanimando no meio do caminho e, por fim, desistindo do empreendimento, perdendo tempo e dinheiro.

Mito 2: Ter uma franquia é garantia de sucesso

Verdade: é preciso muito esforço, tempo e dedicação para sua franquia dar certo. Não basta apenas o investidor comprar a franquia, é preciso trabalhar arduamente em seu negócio para que ele vá para frente.

E isso não quer dizer, necessariamente, que o franqueado precise apenas do treinamento oferecido pela franqueadora para se capacitar. É preciso, além de estudar o mercado que vai atuar, conhecer como a franquia atua, seu público-alvo, como é a relação da franqueadora com os franqueados e muito mais.

É preciso ter talento e saber administrar seu negócio para que tudo dê certo. Pois, como a franquia é um modelo de negócio “emprestado”, o empreendedor deverá atuar como funcionário e gestor em seu próprio negócio, tendo de cumprir essa demanda para trilhar o caminho do sucesso.

Mito 3: Marcas renomadas são garantia de sucesso

Verdade: o peso dá marca, apesar de trazer muitos benefícios, não dirá necessariamente se o negócio dará certo ou não. Como vimos no segundo mito, isso vai depender da forma como o franqueado se relacionará com o franqueador e como ele investirá seu tempo e dinheiro em prol de sua franquia.

Há franquias que não são tão conhecidas assim e possuem diversas unidades e um excelente plano de negócios. Caberá ao franqueado pesquisar bastante, não se deixando guiar (essencialmente) pelos nomes mais conhecidos, achando que alcançará o sucesso dessa forma.

Citamos alguns dos principais mitos e verdades sobre franquias que qualquer pessoa que resolva investir nesse modelo de negócio deve desconsiderar.

Gostou do artigo? Então, assine nossa newsletter para receber nosso conteúdo em primeira mão.

 

 

franquia casa do construtor

Deixe uma resposta